Verifique qual o nível do seu negócio na internet
Primeiro Nível Presença Existe apenas um pequeno investimento que exige competências técnicas e humanas mínimas, assim como investimentos mínimos, não está integrada em rede, apenas dispõe de site com páginas descritivas de apresentação da empresa e dos seus produtos. Corresponde por isso a uma presença passiva, embora possa constituir o embrião de uma intervenção mais activa. Segundo Nível Conteúdo Trata-se apenas de desenvolver o conteúdo do site, disponibilizando mais informação (catalogo de produtos, guias práticos, dossiers temáticos). O investimento técnico e humano continua a ser mínimo e a envolver essencialmente o departamento de vendas e comunicação e não existe uma verdadeira integração em rede. Terceiro Nível Interactividade O investimento financeiro aumenta, assim como a necessidade de competências técnicas e humanas e o risco associado (especialmente esta última que é estratégica). Possivelmente a empresa irá recorrer a serviços externos (concepção, desenvolvimento, formação, acompanhamento), as páginas passam a ser dinâmicas e a existir interactividade, permitindo funcionalidades como a aquisição online. Nesta fase a empresa precisa de assegurar a gestão do site, o que implica a afectação de recursos humanos, começa a perceber a lógica electrónica do comércio e vai aperfeiçoando as suas técnicas de marketing. A troca de experiências, a cooperação e o relacionamento com outros sites e parceiros vai-se intensificando e a palavra de ordem é a rentabilidade da actividade comercial online. Quarto Nível Inteligência O risco associado torna-se muito elevado, assim como o investimento financeiro, técnico e humano necessário ao seu desenvolvimento. Há um envolvimento de toda a empresa e não só da área comercial e do marketing, configurando uma cultura organizacional assente na Internet. Nesta fase já a empresa conseguiu fidelizar os seus clientes e os rendimentos do comércio electrónico começam a ser significativos. A procura é gerida em tempo real assim como a gestão da produção e stocks. Os acordos e a sua presença em plataformas permite aumentar a visibilidade e multiplicar os seus pontos de vendas. Quinto e último Nível Agilidade Na última fase que corresponde à quinta geração de sistemas de comércio electrónico, o investimento técnico e humano são estratégicos, assim como os recursos financeiros. Trata-se de adicionar a um sistema inteligente a agilidade necessária à antecipação da mudança em ambientes cada vez mais complexos, recorrendo-se a multiprotocolos e multisuportes. Naturalmente toda a empresa terá de estar completamente integrada e organizada em torno da filosofia digital. Corresponde ao que normalmente se apelida de empresa virtual, podendo toda a produção ser subcontratada, responsabilizando-se a empresa apenas pelo projecto, engenharia, marketing e comercialização. Fonte: Netcentro