SISTEMA DE FINANCIAMENTO DAS PME's
O sistema de financiamento das pequenas empresas no país está em má forma, com acesso bastante dificultado às PME’s o que afetará o empreendedorismo.
Os mecanismos de apoio ao acesso ao crédito compensaram em parte os problemas de tesouraria de curto prazo das PME’s provocado pelo abrandamento económico. Neste momento existe a obrigação do pagamento dos empréstimos onde a económica continua estagnada e sem previsão de crescimento, agravando os problemas de tesouraria das PME’s no presente e em alguns casos aumenta o risco de insolvência.
Para os jovens empreendedores, no inicio do seu negócio recorrem às suas poupanças ou de pessoas mais próximas porque o crédito está vedado às empresas sem histórico do seu negócio, com isto a taxa de insucesso das start-up pode crescer nos próximos anos.
A imaginação é necessária para encontrar formas de financiamento das novas ideias de negócio.
Uma alternativa ao desenvolvimento das PME’s será o recurso ao financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020, contudo as linhas mestras as apresentadas até ao momento não vai ao encontro da resolução dos problemas financeiros das PME’s.
Ao nível fiscal para 2015 existem um conjunto de medidas fiscais que vão ajudar ao investimento nas PME’s pela redução do pagamento de IRC.
Como pequenas unidades, com falências isoladas com pouco impacto socioeconómico, talvez sejam as razões para o desvio da atenção devida ao tecido empresarial das PME’s.