Negócios & Liderança – 5 Lições de David Bowie
David Bowie foi uma estrela no mundo dos mais notáveis do rock e um artista rebelde.
O sucesso e a popularidade são simplesmente inegável. No momento da sua morte, seu património líquido foi estimado em USD 230.000.000, e tinha mais de 6,5 milhões de fás no Facebook.
Inicialmente, parece estranho pensar que podemos aprender algo sobre liderança empresarial a estudar a carreira do notável e extravagante David Bowie. No entanto, fazendo uma análise aprofundada é claro um incrivelmente conjunto de mudanças de paradigma ao logo da sua vida.
Em boa verdade, David Bowie (DB) foi um visionário de negócios e que existem vários exemplos que os líderes devem seguir:
- Rejeitar a Conformidade
Bowie era conhecido pela originalidade implacável. A sua música, letras, forma de vestir e a sua aparência eram geralmente diferentes de qualquer outra pessoa.
Ele desbravou o seu próprio caminho, encorajou outros a fazer o mesmo, e por causa disso, ele conseguiu a individualidade e um pensamento diferente de como alcançar aos objetivos semelhantes a tantos outros.
- Mudança Constante
DB constantemente reinventou-se ao longo de sua carreira. Ele mudou a aparência, personalidade, estilo musical e até mesmo o nome dele. Ele abandonou padrões tradicionalistas apostando em reinvenção e mudanças constantes.
- Não tenha medo de ser humano
DB possuía um grande desrespeito pela verdade estagnada no tempo. Ele defendia que a qualquer momento e dentro de cada humano o que hoje é certo também pode ser errado. Ele passava uma energia positiva e não tinha medo de errar como um ser humano.
Os líderes na sua tomada de decisão têm que ser humanos e não temer o fracasso porque assim também é colocado em risco a evolução dos negócios.
- Inovação pelo Improviso
DB era um grande defensor do improviso e nos estudos de gravação muita das vezes improvisava. Relembra o tipo de liderança adaptativa fomentando novas ideias e assim valorizar a sua música.
- O valor para os Stakeholders
Quando questionaram DB, sobre quais eram os seus maiores heróis, DB respondeu: "O consumidor." Consistente com os valores do capitalismo consciente, esta perspetiva de DB demonstra respeito e a importância dos clientes no seu negócio.
Para compreensão das características necessita de um profundo conhecimento de liderança, ou seja, ser capaz de manter a integridade como o líder se mostra aos outros.
DB trabalhou muito, viveu na seriedade, e criou uma forma de arte que o estabeleceu como um verdadeiro líder na música.
Texto adaptado de Srini Pillay